Apresentação

A idéia de construir uma casa simples e aconchegante para a família, com fogão a lenha e muito verde, transformou-se num projeto de construção sustentável fora dos padrões e conceitos atuais.
Utilizando técnicas milenares em conjunto com a mais alta tecnologia, e com uma arquitetura realmente voltada para o TODO, o projeto ainda foi desenvolvido sobre a ótica da Permacultura utilizando técnicas de Bioconstrução, esses conceitos ajudarão a diminuir os impactos ambientais, sociais, econômicos e culturais que permeiam a construção, habitação e demolição de uma casa.

A história se parece com a de muita gente, o tempo passa, os filhos vão chegando, e morar de aluguel a vida toda não dá. “Então vamos construir nossa casa”, disse minha esposa.
Queríamos uma casa saudável tanto para nós que vamos habitá-la, quanto para o planeta, o qual terá que se relacionar com ela até seu último dia, o estilo seria de uma de casa de sítio do interior.
Depois de pesquisar muito e conversar com muita gente conhecemos alguns conceitos sobre permacultura, bioconstrução, materiais e técnicas sadias para a construção de uma casa. Encontrei muita dificuldade em conhecer pessoas que possuíam esse tipo de conhecimento e principalmente experiência prática com esses materiais. Com a ajuda da Ivy Wiens do Instituto Vidágua de Bauru, conheci o bioconstrutor, permacultor e estudante de arquitetura Lucas Lotufo Brant, do Sítio Beira Serra de Botucatu/SP, com a ajuda dele e do engenheiro civil Fabiano Baracat o projeto saiu dos sonhos e foi para a prancheta.
A falta de apoio da família e dos amigos quanto ao tipo de construção foram fatores que precisaram ser administrados e enfrentados para não desanimar, pois a maioria vai contra, preferem os métodos tradicionais.
A falta de crédito para construções civis que fogem do padrão tradicional é outro fator a ser vencido, mas a Caixa Econômica Federal, através da gerente de relacionamento Helena Yui, está trabalhando para que isso aconteça.
Todos esses fatores somado a falta de mão de obra especializada é o que me levou a criar o projeto Casa do Igapó Oficina de Bioconstrução, a idéia é abrir precedentes e criar cultura para que outras pessoas possam, com mais facilidade, realizar um projeto de construção civil menos agressivo ao planeta e às pessoas, com as mesmas ferramentas econômicas e de mão de obra oferecidas pelo mercado.
Descobri mais tarde que tudo isso é Sustentabilidade.

Gustavo Stabile

Sustentabilidade

"Suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". Isto é Sustentabilidade. (Segundo o relatório de Brundtland de 1987)

Este conceito sistêmico está relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Abrangendo vários níveis de organização, desde a comunidade local até o planeta como um todo.

Um empreendimento sustentável deve ser:

• ecologicamente correto;
• economicamente viável;
• socialmente justo; e
• culturalmente aceito.

São esses os princípios e conceitos que o projeto Casa do Igapó pretende incorporar no processo da construção de uma casa familiar.